Seus clientes produzem conteúdo de graça para você, saiba como aproveitar

E se você não precisasse se preocupar com criação de conteúdo para mídias sociais por um bom tempo? A melhor fonte de ideias e inspiração pode estar nas mãos de seus clientes.

Conteúdo Gerado pelo Usuário (User Generated Content) pode ser qualquer publicação, comentário, avaliação ou outro formato de conteúdo criado por algum usuário na internet, incluindo seus clientes. Considere adicionar esta estratégia no seu plano de marketing digital se quiser manter uma linha de comunicação realista, sincera e muito mais atrativa.

Com o marketing de conteúdo em alta, criou-se a sensação de obrigação, ou necessidade sugerida, de que todas as marcas devem produzir textos, posts, vídeos e outros formatos com foco ‘educativo’ – também chamado de conteúdos de topo de funil, atração ou descoberta.

Isso levou empresas a contratarem profissionais de marketing digital que, às vezes sem saber como, queimam neurônios na busca de novas ideias de publicações que tendem a descrever produtos, serviços ou soluções de maneira superficial, pouco comercial e que, muitas vezes, são ignorados pela audiência.

Como usar o conteúdo gerado por clientes nas mídias sociais

Clientes felizes costumam falar sobre a marca que causou esta experiência nas redes sociais, assim como fazem os clientes insatisfeitos.

Todos os dias vemos publicações de amigos, em qualquer plataforma de mídia social, que de alguma forma tem relação com a experiência de um produto ou serviço. Fotos, vídeos, stories, textos, avaliações… com certeza alguma delas possui o potencial para se tornar um material atrativo.

Vou listar aqui algumas ideias de conteúdos gerados por clientes, separados por plataformas de marketing digital, que você poderá utilizar.

Facebook

  • Fotos, vídeos e outras publicações que usuários marcam a sua página ou a localização;
  • Avaliações e recomendações deixadas por clientes na página;
  • Comentários em publicações, com ou sem marcações;
  • Publicações feitas em grupos abertos ou grupos que você gerencia;
  • Marcações em stories de clientes.

Instagram

  • Publicações que a sua empresa foi marcada diretamente na foto ou na descrição;
  • Publicações com a marcação de localização. Neste post eu ensino a usar a busca local do Instagram;
  • Comentários;
  • Stories e Reels.

Google

Twitter

  • Fotos, vídeos e outras publicações feitas por usuários que citaram a marca ou palavras-chave relacionadas. Faça uma busca no Twitter.

Foursquare, Swarm, sites de lista e outras redes sociais

  • Você talvez não saiba, mas muitos destes sites de busca de locais podem ter perfis sobre a sua empresa criados automaticamente ou por usuários. Faça uma pesquisa minuciosa sobre a sua empresa na internet, pode ter gente falando bem (ou mal) de você!

Reclame Aqui

  • Sim, você não leu errado. O Reclame Aqui, rede social de apoio e negociação de problemas entre empresa e cliente, pode ser uma fonte de conteúdo para sua empresa. Comentários positivos e outros cases de problemas transformados em oportunidades são ótimos exemplos para serem replicados.

O que fazer com estas publicações?

Você pode usar as fotos e vídeos que seus clientes produzem sobre a sua empresa de diversas maneiras, desde as mais simples como compartilhar em novas publicações ou nos stories, até as mais trabalhosas como fazer edições, compilados e transformar em outros formatos.

Os comentários são valiosos, assim como as avaliações. Algumas delas podem dar indícios de quais são os produtos mais queridos/desejados por seus clientes, e também quais são os atributos da sua empresa que tornam o seu negócio bem avaliado.

Utilize as fotos que seus clientes publicam na sua empresa, ou sobre ela, nas redes sociais

Utilize as fotos que seus clientes publicam na sua empresa, ou sobre ela, nas redes sociais

feedback de alguns clientes é sempre muito importante não apenas para aspectos do seu negócio, mas também com relação ao conteúdo que você publica nas suas redes sociais.

Devo parar de produzir conteúdo?

Usar o que seus clientes produziram é uma excelente estratégia, mas não quer dizer que ela deva ser a única no seu planejamento de marketing digital. Algumas empresas podem optar por publicações apenas de materiais de clientes, desde que tenham identificado que trouxe os resultados esperados.

Leia mais sobre produção de conteúdo:

• Estratégias para vendedores arrasarem no marketing digital

• Como Criar Imagens Atrativas para Mídias Sociais

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