Como contar histórias que vendem no Instagram

Histórias encantam, engajam e vendem. A estratégia de contar histórias é uma das melhores formas de criar conteúdo nas mídias sociais. Descubra como a sua empresa pode aumentar suas vendas com histórias.

Você já ficou totalmente sem ideias na hora de criar conteúdo para os seus perfis empresariais nas mídias sociais? É realmente um trabalho que nem sempre acontece de maneira natural para a maioria dos criadores de conteúdo.

Muitas empreendedores que utilizam as mídias sociais provavelmente já sabem da importância do conteúdo. Uma simples foto, vídeo, link para um site, memes ou qualquer outra publicação pode ser usada como estratégia de marketing nestas plataformas.

Mas quando isso realmente começou? Alguns se perguntam dos motivos para muitas vezes acabar passando horas planejando quais publicações serão feitas nos perfis, tempo que poderia estar sendo aproveitado de outras maneiras mais úteis, talvez. Parece que é uma “obrigação” criar conteúdo, já que todo mundo faz isso, não é mesmo?

Quantas vezes você já viu alguma publicação ou vídeo de algum “guru” de mídias sociais ditando regras e fórmulas mágicas de conteúdo? Por exemplo: “faça ao menos uma publicação por dia, utilize as hashtags mais relevantes, use uma foto atraente, faça isso e depois aquilo…”  Eu vou ser sincero com você, eu adorava estas fórmulas. Parecia que funcionavam para eles, por que não daria certo com os meus perfis e dos meus clientes?

Perfil da Starbucks no Instagram usa a estratégia de contar histórias com foco em seus colaboradores

Perfil da Starbucks no Instagram usa a estratégia de contar histórias com foco em seus colaboradores

O que realmente faz sentido na criação de conteúdo?

Seguindo estas fórmulas, me sentia criando publicações automáticas e sem relevância nenhuma, no final todas elas tinham uma semelhança absurda e quase não se destacavam e, o pior, não traziam resultados.

Uma certeza que nós temos é que todo conteúdo precisa ser útil, relevante, legal para ser compartilhado e sempre ter relação com alguma estratégia comercial. Afinal, não adianta investir em publicações que nem ao menos fortalecem a sua marca, quem dirá então trazer novos clientes.

Mas como você pode criar um conteúdo que seja tudo isso e mais um pouco?

Acredito que contar histórias é uma das melhores maneiras de criar conteúdo para sua marca no Instagram. Nós já não contamos histórias o tempo todo desde sempre? É só aplicar isso para o seu negócio.

Histórias encantam, engajam e vendem.

Histórias encantam, engajam e vendem.

Histórias encantam, engajam e vendem. E contar histórias é uma prática que está no nosso sangue, em nossa cultura e no modo como nos relacionamos com as outras pessoas. O conteúdo que vende é disfarçado como uma boa história.

Já que a nossa intenção aqui neste post é aprender como contar histórias que vendem no Instagram, preciso deixar claro o motivo de eu ter citado esta plataforma como foco da estratégia.

Há mais de 25 milhões de contas business no Instagram, específicas para empresas e que contam com alguns recursos muito importantes como relatórios de audiência e engajamento. Com isso, percebemos que há sim uma demanda em relação a como estas empresas devem criar conteúdo e se destacar dentre tantas outras.

Além de seguir à risca os Termos de Uso, quando se trata do que não se deve postar ou fazer na plataforma, o criador de conteúdo tem um grande desafio: como fazer com que as pessoas vejam as minhas publicações e interajam com a minha conta?

Quantas histórias sobre você são contadas nas mídias sociais por dia?

Quantas histórias sobre você são contadas nas mídias sociais por dia?

Voltando ao poder das histórias… nós contamos histórias o tempo todo nas mídias sociais, e ainda muito mais no Instagram! Coincidência ou não, até o recurso de publicação stories tem esse nome pois é pra isso que ele serve!

Como contar histórias que vendem?

Uma das funções do marketing digital é aplicar as técnicas e estratégias de publicidade utilizando a persuasão.

O poder de convencimento de uma narrativa (história) deve ser forte o suficiente para que a audiência (seu cliente que está vendo o post) faça o que você quer que ele faça (compre seu produto, por exemplo.

Antes de continuar, posso te contar uma história?

Conheça a Penélope!

Conheça a Penélope!

Esta é a Penélope, ela é proprietária de um salão de beleza na cidade. Uma das suas especialidades é a coloração capilar. Suas clientes amam o resultado do trabalho dela e ela também. Cabelos coloridos, com degradê, cores fantasiosas como um arco-íris…

Penélope quer divulgar sua empresa nas mídias sociais, já fez várias publicações sobre ofertas, promoções, criou sorteios… Mas até agora, só perdeu dinheiro!

Penélope descobriu o que mais trazia resultado para ela!

Penélope descobriu o que mais trazia resultado para ela!

Depois de uma pesquisa rápida nos perfis de algumas clientes, e perguntando para clientes que “apareciam” no salão, descobriu que o que as atraiam para o salão era o fato de que muitas clientes publicavam o resultado do trabalho dela no Instagram, faziam stories, contavam para todo mundo…

E foi aí que ela decidiu repostar e compartilhar no seu próprio perfil, as publicações que as suas clientes faziam. Algumas fotos ficavam tão boas que pareciam feitas com uma câmera profissional. Feliz com toda esta descoberta, continuou atraindo clientes por muito tempo apenas com a indicação.

Viu só o que eu fiz? Eu criei uma história sobre como contar histórias.

Mas espera aí, a tal da Penélope não contou história alguma! 

Contou sim, cada foto ou vídeo que as clientes publicavam era uma história, mesmo que simples e muitas vezes sem significado nenhum, mas que atraia outras pessoas que queriam se sentir como elas!

Como contar uma boa história?

Como contar uma boa história?

Uma boa história possui alguns elementos essenciais:

  1. MENSAGEM: moral e premissa da história
  2. CONFLITO: problemas que devem ser resolvidos
  3. PERSONAGENS: pessoas ou até mesmo lugares que conectam a história
  4. ENREDO: sequência de eventos

Aplicando as técnicas da publicidade do discurso deliberativo (com poder de persuasão e convencimento), podemos adaptar esses elementos como

  1. AÇÃO DO CLIENTE: qual é o objetivo de marketing que você quer atingir? O que se espera da audiência a contar a história? Ex: comprar um produto ou se cadastrar como interessado.
  2. PROBLEMAS: quais são os problemas, desejos ou necessidades que o seu produto/serviço resolvem e que você quer destacar nesta história?
  3. PONTO DE VISTA: qual é a perspectiva da história? Você vai contar ela em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa?
  4. MODELO AIDA: a história é estruturada de modo persuasivo? Atenção – Interesse – Desejo – Ação.

O enredo na publicidade segue o modelo AIDA, desenvolvido pelo americano Elias St. Elmo Lewis, estuda o processo de tomada de decisão do consumidor até a compra. Segundo o modelo, devemos atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo para então levá-lo a tomar uma decisão.

ATENÇÃO

  • O que chama a atenção da sua audiência logo de primeira?
  • É o lançamento de um produto?
  • Tem relação direta com a necessidade ou desejo? É algo que ele precisa descobrir?

INTERESSE

  • Quais os benefícios, recursos, funcionalidades você quer destacar?
  • Como despertar o interesse pela solução que você oferece?
  • Convida ele a fazer parte de algo maior?

DESEJO

  • Que tal mostrar quem já conheceu e recomenda a sua solução?
  • De que maneira você pode se conectar com a sua audiência?
  • Como sua audiência irá se sentir depois de adquirir seu produto?

AÇÃO

  • Momento do agora ou nunca!
  • Usar gatilhos mentais: urgência, exclusividade, reciprocidade, autoridade.
  • Chamadas mais práticas e ativas.

Leia também:

Quer aprender mais técnicas de criação de conteúdo para mídias sociais?

Aqui vai uma dica, antes de aprender o jeito certo de criar publicações para seus perfis empresariais na internet é essencial entender como as plataformas de mídias sociais funcionam e quais conteúdos são valorizados.

O curso online Minha Empresa na Internet pode te ensinar o básico e essencial para você aprender a divulgar negócios locais no Google, websites e mídias sociais.

Garanta o seu acesso vitalício ao curso e assista as aulas quando e onde quiser. Além disso, você ganha bônus incríveis que irão te ajudar com todas as áreas do marketing digital.

[optin-cat id=3182]

Tags

One comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.