3 aplicativos essenciais para marketing de negócios locais

No mundo dos aplicativos e tecnologias móveis há uma infinidade de opções para colocar em prática todos os tipos de estratégias de marketing digital para negócios locais.

Muitas plataformas de mídias sociais que utilizamos hoje em dia possuem recursos “escondidos” que podem trazer resultados incríveis para empresas que trabalham com a internet para divulgar seus negócios online.

Há também aplicativos específicos para ações comuns da área do marketing digital, como criação de conteúdo, anúncios online, busca de tendências etc.

Neste post, quero te apresentar (ou reforçar o uso) de três aplicativos que considero essenciais para quem tem negócios locais (empresas físicas como lojas, restaurantes, serviços, oficinas mecânicas etc.)

Vamos lá, o primeiro deles provavelmente você já conhece:

1 – Utilize o recurso de BUSCA LOCAL no Instagram

Uma das melhores formas de usar o Instagram como estratégia de marketing digital é, com certeza, o recurso de publicações em feed e também nos stories. 

Mas você sabia que a busca por LOCAIS pode ajudar a sua empresa a criar conteúdo, descobrir tendências e ainda ver o que as pessoas estão publicando sobre sua empresa?

92% das pessoas, segundo a Nielsen, confiam muito mais nos conteúdos gerados por usuários do que em outras formas de publicidade.

O conteúdo gerado pelo usuário (User-Generated Content), é toda publicação que seus fãs, clientes e seguidores criam sobre a sua marca. É uma estratégia que permite ampliar sua marca, atrair novos seguidores e aumentar o engajamento.

Com a busca por locais no Instagram, você pode encontrar uma ou várias publicações de fotos e vídeos que seus clientes fizeram na sua empresa, quando houve a marcação de local, por exemplo.

Utilize as buscas pela localização da sua empresa no Instagram para descobrir conteúdos incríveis

Utilize as buscas pela localização da sua empresa no Instagram para descobrir conteúdos incríveis

Faça o teste:

1 – Acesse sua conta no Instagram e vá até a área de Busca
2 – Pesquise pelo nome da sua empresa até encontrar o resultado na aba Local
3 – Pronto! Ali está a sua mina de ouro de conteúdo

A lista dos posts é organizada por Relevantes ou Mais Recentes. A quantidade de postagens varia para cada empresa, pois alguns lugares podem não ser tão populares quanto outros.

Encontrou alguma foto ou vídeo que ainda não tinha visto? Achou legal, bonito, relevante? Que tal compartilhar com seus seguidores? É assim que funciona um conteúdo gerado pelo usuário.

Dica Bônus: o aplicativo REPOST (disponível para Android e iOS) permite que você faça um print e publique qualquer publicação de outro usuário adicionando os devidos créditos.

Kit de Planejamento de Conteúdo para Negócios Locais

2 – Google Meu Negócio

Quem me acompanha, seja em vídeos, cursos ou palestras, sabe que eu sou um fã do Google Meu Negócio.

Dados e insights incríveis sobre o desempenho da sua empresa no Google

Dados e insights incríveis sobre o desempenho da sua empresa no Google

Dica: assista ao meu vídeo no Youtube sobre o Google Meu Negócio

O GMN é uma ferramenta de marketing digital completa e muito importante para quem possui negócios locais. Com ela, você consegue cadastrar a sua empresa nas buscas e no Mapa do Google para ser encontrado por seus clientes e descobrir informações sobre o desempenho da empresa no buscador.

Responda comentários e avaliações e acompanhe a ficha da sua empresa no Google

Responda comentários e avaliações e acompanhe a ficha da sua empresa no Google

Crie agora mesmo a sua conta clicando aqui! É fácil, rápido e totalmente gratuita.

Ahhh, mas é um aplicativo? Também!

Depois de criar a sua conta, você pode acessar o portal e todos os recursos através do computador e também pelo celular com o aplicativo do Google Meu Negócio. Assim, você pode acompanhar as informações da sua empresa, responder comentários e analisar resultados na palma da sua mão.

Leia também o Guia Definitivo de Marketing Digital para Negócios Locais.

3 – Canva

O Canva é outro aplicativo que recomendo muito! Já falei sobre esta plataforma de criação de conteúdo para mídias sociais atrativas neste post aqui.

Disponível também pelo computador, você pode criar posts para suas contas nas mídias sociais através do aplicativo pelo celular gratuitamente.

Crie posts e imagens atraentes para mídias sociais

Crie posts e imagens atraentes para mídias sociais

Entendo que muitos empresários locais, no cenário atual do mercado, não possuem muitos recursos financeiros o suficiente para contratar agências de publicidade e outros profissionais capacitados na área de design.

Mas isso não quer dizer que você não pode fazer algo bonito, não é mesmo?

Através deste aplicativo, você pode criar posts do zero ou usar modelos já prontos disponibilizados na galeria do Canva.

São várias possibilidades para explorar a sua criatividade! Use as opções gratuitas e pagas para imagens de fundo, ícones e fotos diversas – você também pode fazer o upload das suas próprias fotos e logotipo da sua empresa. Incrível, não é mesmo?

Clique aqui para baixar o app do Canva.

4 – BÔNUS SURPRESA: Checklist de Marketing Digital para Negócios Locais

Quer aprender a divulgar negócios online usando todos os recursos gratuitos que a internet oferece?

Faça agora mesmo o download do meu Checklist de Marketing Digital para Negócios Locais. Um guia para você começar a divulgar o seu negócio hoje mesmo, sem precisar investir em anúncios.

Clique no botão abaixo para fazer o download do checklist ou clique aqui.

Tags

Deixe um comentário

Your email address will not be published.