Este guia definitivo vai ajudar a divulgar seu negócio local na internet

Este guia definitivo vai ajudar a divulgar seu negócio local na internet

Se você está procurando um guia com tudo o que precisa saber para divulgar a sua empresa na internet e nas mídias sociais, com uma linguagem fácil e prática, pode se considerar com sorte.

Agora você também pode ouvir este post:

Robson Netto · Guia Definitivo de Marketing Digital para Negócios Locais

Meu nome é Robson Netto, sou especialista em marketing digital, publicitário e administrador. Desde que eu comecei a estudar e trabalhar nessa área, tive experiências com diversas plataformas e canais de comunicação digital que me levaram a decidir priorizar negócios locais.

Neste momento específico de pandemia de COVID-19, onde mais de 600 mil empresas fecharam as portas e milhares de pessoas ficaram desempregadas, todos os recursos de divulgação de produtos, relacionamento com clientes e geração de vendas pela internet são mais do que necessários.

Para ajudar empresários, gestores e profissionais liberais que estão, de alguma forma, procurando por dicas práticas de marketing digital para negócios locais para aumentarem suas vendas e se manter no mercado, preparei este GUIA DEFINITIVO.

Muito importante: nada do que eu vou te indicar é garantia de que sua empresa irá vender mais. São apenas orientações com base em experiência própria e uma metodologia que utilizo em meus cursos e treinamento de marketing digital

Bom, antes de começar, acho que pode ser muito interessante você dar uma lida sobre PRESENÇA DIGITAL. Com certeza ficará bem mais fácil de entender este guia, aqui neste link eu falo sobre a importância da sua empresa estar na internet.

Desenvolvi uma metodologia de marketing digital baseada em cinco etapas, neste guia de divulgação de negócios locais iremos nos basear apenas no primeiro, são elas:

  1. SER ENCONTRADA
  2. CONTAR O QUE FAZ
  3. CONVERSAR
  4. VENDER OU CONVERTER
  5. CONVERSAR NOVAMENTE

Vamos começar do começo? Sim, pode parecer um pouco bobo falar assim mas você já colocou a sua empresa na internet? Porque para SER ENCONTRADA, sua empresa precisa estar no Google ou algum aplicativo de cadastro de empresas.

1 – CADASTRE A SUA EMPRESA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

O primeiro e mais importante passo para qualquer negócio local na internet é cadastrar a ficha da empresa no Google Meu Negócio. Com ela, você pode ser encontrado no Google Maps e ter uma ficha exclusiva em resultados de busca.

Eu considero esta a melhor ferramenta de marketing digital, e não só porque ela é totalmente gratuita, mas também por:

  • Aumentar as chances de ser encontrado por clientes que buscam pela sua empresa ou pela categoria do seu negócio
  • Disponibilizar recursos de engajamento e comunicação com clientes (mensagens)
  • Permitir que você personalize o perfil da sua empresa com fotos e destaques de alguns benefícios que oferece à clientes
  • Criar um site gratuito e de atualização automática

Está com um tempinho livre? Então assiste ao vídeo do meu canal no Youtube onde falo sobre esta maravilhosa ferramenta:

Eu também preparei uma aula online mais completa sobre como você pode cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, para assistir clique aqui neste link.

2 – FORNEÇA INFORMAÇÕES CORRETAS E ATUALIZADAS

Mesmo que você não ainda não utilize o GMN (Google Meu Negócio), é importante fazer uma checagem de todas as suas contas e perfis nas mídias sociais e verificar se você preencheu as informações corretamente.

Você já seguiu orientações de algum site, ou até mesmo do Google, para chegar até o endereço físico de alguma empresa e descobrir que a localização estava marcada errada? Deve ter sido uma experiência frustrante.

Pensando assim, você não quer isso para os seus clientes, não é mesmo? Por isso, tenha a certeza de que as informações de localização e contato estejam corretas e atualizadas.

As informações sobre sua empresa estão corretas na internet?

As informações sobre sua empresa estão corretas na internet?

Considere os seguintes aspectos para continuar sendo encontrado por seus clientes nos buscadores e mídias sociais:

1. NET – Nome, Endereço e Telefone

Estas informações precisam não apenas estarem corretas, mas também serem usadas de forma consistente em qualquer plataforma.

Sua empresa pode ser nova, porém, ao substituir uma empresa antiga no mesmo endereço, o Google pode não reconhecer sua empresa com o mesmo endereço. Nesse caso, pode ser necessário reivindicar a listagem da empresa mais antiga e alterar os detalhes.

Até mesmo o jeito que você informa estes dados precisa ser igual em todas as plataformas, justamente para não confundir os sistemas dos buscadores ou mídias sociais. Segue o meu exemplo:

No meu website, poderia informar:

Robson Netto – Especialista em Marketing Digital
R. do Rosário, 312 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-150

Evite preencher de forma diferente em outra plataforma, como no Facebook ou Instagram:

Robson Netto Marketing Digital
Ponta Grossa- PR, Rua do Rosário, 312

Conheço casos de clientes que até hoje vão até o endereço físico informado no Google atrás de uma empresa que está fechada há anos. O que pode ter acontecido? Simples, a empresa fechou e não informaram ao Google, nem mesmo os próprios clientes.

2. Website

A sua empresa tem um site? Então não esquece de preencher o link na ficha do GMN. Para o Google, não importa muito se o seu website é bonito ou de última geração. O que realmente vale é que:

  • A navegação seja rápida e acessível nos celulares
  • O conteúdo seja original e relevante
  • Não contenha links maliciosos, SPAM ou conteúdo ilegal

Lembra que você pode criar um site gratuito pelo GMN? Divulgue o link do site nas outras mídias sociais que você tem cadastradas para sua empresa.

3. Horário de Atendimento

O Google, e também outras mídias sociais como o Facebook, permitem que você cadastre o horário de atendimento do seu negócio local. É com esta informação que o sistema irá avisar aos clientes que buscarem pela sua empresa se ela estará aberta ou fechada no momento da busca.

Você pode, inclusive, adicionar horários especiais.

Neste momento de pandemia, muitas cidades, estados e países mudaram as leis e diretrizes à respeito do horário de atendimento local para empresas. Algumas, infelizmente, só poderão reabrir após o fim da pandemia. Outras, tiveram seu horário reduzido para evitar circulação de pessoas em alguns momentos do dia.

Se a sua empresa teve o horário alterado, não deixe de informar seus clientes!

Você também pode adicionar horários especiais de atendimento em feriados e outras datas comemorativas, deste modo o Google irá automaticamente fazer esta mudança.

4. Categorias

Ao cadastrar a sua empresa em algum perfil de mídia social, ou GMN, a definição da categoria é muito importante. Em algumas plataformas, recursos especiais são liberados por tipo de empresa, além de que a escolha que você faz aqui pode afetar a sua encontrabilidade.

Quais atributos destacam a sua empresa e podem atrair clientes?

Quais atributos destacam a sua empresa e podem atrair clientes?

As categorias são tags com as quais você pode associar sua empresa à uma listagem de empresas no Google. Você deve escolher uma categoria principal para sua empresa, mas também pode escolher categorias adicionais de modo que você possa especificar detalhes.

Orientação do GMN: Não é possível criar sua própria categoria. Se a categoria que você quer usar não está disponível, escolha uma mais geral, mas que ainda descreva de forma precisa sua empresa.

5. Detalhes adicionais

Além das informações principais, como nome, endereço, contato, horário de atendimento e categorias, você poderá também adicionar detalhes exclusivos sobre a sua empresa.

No Google Meu Negócio, você pode usar o recurso das Atributos, disponível dentro do menu Informações, para contar para as pessoas:

  • Informações sobre acessibilidade, como banheiros e rampas acessíveis para cadeiras de rodas ou cardápio disponível em braile;
  • Comodidades como Wi-fi gratuito, se o lugar é bom para levar crianças ou se há banheiro;
  • Destaques que atraem a atenção de alguns clientes, como música ao vivo ou mesas externas disponíveis;
  • Formas de pagamento aceitas;
  • Opções exclusivas por categoria, como: tipos de refeição, serviço, menu ou público.

Vamos imaginar possíveis exemplos de BUSCAS REAIS que qualquer pessoa poderia fazer no Google e que, se a empresa tiver cadastrado os atributos corretos, podem colocar a sua empresa no topo da lista:

Restaurantes em São Paulo com entrada acessível para cadeirantes

Hotel no Rio de Janeiro com bar e buffet

Padaria com retirada no local

Restaurante de comida mexicana com entrega sem contato

Cafeteria que serve vinho e opções vegetarianas

Bom, eu poderia dar vários outros exemplos… mesmo que você não tenha se identificado com algum comportamento de busca destes exemplos, pode ter certeza que alguém já fez.

3. CADASTRE SUA EMPRESA NO BING E FOURSQUARE

Embora os buscadores como Bing e Yahoo possam não estar obtendo o volume de tráfego como o Google, eles ainda são responsáveis ​​por boa parte das consultas de seus clientes.

O Bing Places For Business é um portal semelhante ao GMN, onde você pode criar a ficha da sua empresa ou solicitar o acesso caso ela já esteja cadastrada.

Clique aqui para criar a sua ficha empresarial no Bing. Dica: é possível importar as informações do Google Meu Negócio automaticamente, economizando tempo.

O Foursquare é um aplicativo de listagem de empresas e lugares onde as pessoas costumam frequentar. Muito popular há alguns anos atrás, o aplicativo era usado para que os usuários pudessem fazer “check-in” em alguma empresa e contar para sua rede onde estava.

Hoje, a empresa mudou alguns formatos e oferece soluções de marketing para grandes empresas trabalharem com geolocalização e mapeamento de dados.

Para o usuário, há também o Swarm, aplicativo que tomou as rédeas do recurso de check-in e funciona como um jogo onde você ganha moedas e selos de buscador local. Ambas da mesma companhia, o Swarm e o Foursquare trabalham juntos para promover experiências memoráveis e indicar os melhores lugares para as pessoas.

Crie o perfil da sua empresa no Foursquare City Guides (Guia de Cidades), espaço onde os usuários encontram as recomendações. O cadastro é fácil, basta pesquisar o nome da sua empresa e se não estiver na lista, você poderá criar. Caso já esteja, poderá reivindicar.

Não esqueça de preencher as informações da mesma maneira que no Google Meu Negócio.

4. CADASTRE SUA EMPRESA EM SITES DE LISTAS LOCAIS

Garanta a presença digital em todos os sites de listas possíveis, e relevantes para seu negócio ou região de atuação, para aumentar suas chances de ser encontrado.

Veja alguns exemplos de sites onde você pode fazer o cadastro do seu negócio local:

Na sua cidade ou região, poderá haver algum outro site agregador de locais que você poderá utilizar e que não foi citado anteriormente. Dica: procure sempre por sites gratuitos, caso encontre algum que oferte recursos pagos avalie o custo-benefício.

5. ESTEJA EM SITES DE NICHO

Seja listado em sites, blogs ou portais de conteúdo específicos da categoria da sua empresa para ser encontrado por clientes em potencial.

Aumente as chances de ser encontrado estando em sites de listas de empresas

Aumente as chances de ser encontrado estando em sites de listas de empresas

Exemplo simples:

  • Restaurantes: blogs, sites ou portais de conteúdo que avaliam o serviço de restaurantes e outras empresas do setor alimentício.

O TripAdvisor pode ser um excelente canal para atrair clientes do setor de turismo. Se a sua empresa é um hotel, restaurante ou atração turística, faça o seu cadastro.

Exemplo prático e bem específico mesmo:

  • Empresas e Marcas veganas poderiam entrar em contato com a VegPedia ou outro site da categoria para ser listado como uma recomendação do nicho.

As listagens de empresas são muito importantes quando se trata de ser encontrado. Se você deseja ver sua empresa no topo dos resultados de pesquisa local, é necessário listá-la em pelo menos os principais sites de listas.

5. ESTEJA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Presença digital é estar onde seus clientes estão, e muitos deles estão nas mídias sociais.

Há muito o que ser falado sobre mídias sociais para negócios locais, diversas estratégias de marketing podem ser aplicadas no Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok… tudo depende do seu objetivo.

Como ainda estamos falando de SER ENCONTRADO, identifique as plataformas em que seus clientes estão e torne sua empresa visível. Como? A maioria delas possuem áreas de preenchimento de informações: nome, endereço, website, contato etc… é simples!

Aqui vão as minhas dicas para que você use cada plataforma baseado em objetivos práticos de negócio:

  • Facebook: ideal para relacionamento com o consumidor, criação de conteúdo e atrair tráfego para sites.
  • Instagram: perfeito para contar histórias! Sim, inclusive aqui neste post eu falo sobre como contar histórias que vendem.
  • LinkedIn: use esta rede como uma canal de comunicação institucional, evite usar uma linguagem ou vender qualquer produto de forma promocional.
  • Twitter: criar uma rede de seguidores pode ser complicado no começo, por isso recomendo que você use a ferramenta para monitoramento e relacionamento com o consumidor.

6. MONITORE E RESPONDA AVALIAÇÕES

Comentários e avaliações sobre a sua empresa podem surgir de qualquer lugar, não apenas do Google Meu Negócio.

Obter avaliações positivas pode melhorar sua classificação geral e atrair mais clientes.

Apesar do GMN oferecer um recurso incrível de gestão de avaliações, onde você pode monitorar e responder comentários deixados por usuários em sua ficha do Google, é importante verificar onde mais estão falando de você.

Veja os possíveis lugares onde pode haver um comentário ou avaliação sobre a sua empresa:

  • Ficha do Google
  • Avaliações da sua página do Facebook
  • Reclame Aqui
  • Twitter
  • Instagram
  • Sites de listas
  • ou qualquer outro site!

CRIE UM ALERTA DO GOOGLE

O Google Alertas é um recurso do buscador que avisa, por email, toda vez que o Google indexar (cadastrar um novo site) que contenha a palavra-chave que você preferir.

Pode ser o nome da sua empresa, nome do produto, concorrente… o que for! Você também pode definir a frequência de envios, dependendo da quantidade de menções novas.

7. CRIE CONTEÚDO PARA SER ENCONTRADO

A estratégia de criar conteúdo para negócios locais é uma excelente forma de ser encontrado pelos seus clientes.

Pode ser um trabalho complicado e que exige tempo na maioria das vezes, mas tenha a certeza de um bom conteúdo poderá trazer resultados de onde você nem imagina.

Dica: aqui nesta aula eu te ensino a criar conteúdo para Negócios Locais!

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Negócios locais precisam criar conteúdos locais, relevantes para os clientes e úteis para que sejam compartilhados. Aqui vão algumas dicas de como criar conteúdo para ser encontrado:

  • Crie eventos locais
    Não precisa organizar um evento no porte do Rock in Rio, você pode usar a sua criatividade para atrair clientes ao seu negócio promovendo encontros para bater um papo sobre algum assunto (meetups), criar um dia específico com ofertas e promoções para alguma categoria de produtos ou até mesmo trazer um convidado especial.DICA para negócios locais durante a Pandemia de COVID-19: já que no momento atual reunir pessoas em um espaço físico não é uma boa ideia, que tal criar alguns encontros virtuais?
  • Apoie eventos locais
    Caso não ache viável criar um evento, considere apoiar um evento local. Por experiência própria participando da organização de eventos, a maioria deles são feitos de maneira independente e todo apoio financeiro é bem-vindo.Eventos locais geralmente possuem sites, perfis nas mídias sociais ou pelo menos um evento marcado no Facebook. Garanta que o seu apoio traga uma boa visibilidade e engajamento com a sua marca pelos participantes e demais apoiadores do evento.Procure por eventos que tenham relação com a sua marca e, principalmente, público-alvo. Não faz sentido um Petshop patrocinar um evento de tecnologia, não é mesmo? (Talvez você possa até arranjar uma boa desculpa para isso hehehe).Eventos que você deve considerar em apoiar:

    • Da área da tecnologia como feiras, hackathons, startup weekends;
    • Eventos esportivos como corridas, maratonas e outras competições;
    • Entretenimento (shows, festivais, apresentações culturais);
    • Promoção de saúde e cuidados pessoais;
    • Causas sociais e outras ligadas à sua marca.

8. CRIE UMA COMUNIDADE DE APOIO

Parabéns! Se você chegou até aqui, acredite: você está preparado para divulgar seu negócio local na internet.

A base de uma boa estratégia de marketing digital, como havia citado anteriormente, é garantir que a sua empresa seja encontrada pelos seus clientes que buscam por ela. Somente assim você conseguirá desenvolver outras estratégias para: contar o que faz, conversar, vender/converter e conversar novamente.

Crie uma comunidade para aumentar as suas chances de sucesso no marketing digital

Crie uma comunidade para aumentar as suas chances de sucesso no marketing digital

Antes de finalizarmos este guia de marketing digital para negócios locais, quero te falar sobre a importância de criar uma comunidade de apoio. Você reparou que o Facebook tem insistido que nós criemos grupos para as páginas?

Uma comunidade de apoio pode incluir: clientes, promotores, parceiros, colaboradores e diversas outras pessoas que podem ajudar como parceiros na criação, engajamento e divulgação de conteúdo.

Preste atenção nestas dicas valiosas:

  • Crie grupos no Facebook para fãs, amigos e parceiros da sua marca;
  • Crie grupos no WhatsApp;
  • Crie grupos no Telegram;
  • Crie grupos onde você achar melhor.

Desde que:

  • As pessoas aceitem fazer parte, sem pressão ou obrigação;
  • As pessoas gostem de colaborar com sua marca;
  • As pessoas se sintam à vontade para falar!

Estas pessoas que farão parte da sua comunidade poderão fortalecer e garantir mais resultados para todas as outras estratégias que falei por aqui anteriormente. Peça avaliações e comentários, envie publicações para eles se engajarem e incentive o check-in!

Aviso importante: apesar de ser um guia definitivo, este guia poderá ser atualizado com algumas informações específicas. Por isso, salve o link nos seus favoritos para sempre dar uma passadinha por aqui quando se sentir perdido ou precisar de dicas!

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Preparei este e outros materiais gratuitos para ajudar você e milhares de outros empresários que estão procurando recursos e dicas para divulgar negócios locais na internet. Seria incrível se você pudesse enviar este post para seus amigos!

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