Como não cair em golpe de Influencer de Indicação

Você me dá um produto e eu falo de você!

Funciona assim, trabalhamos com permuta!

Nós vamos até o local, tiramos fotos e gravamos vídeos do seu produto!

Pequenos empresários, geralmente proprietários de restaurantes e marcas de alimentos, são o alvo de uma nova categoria de golpe disfarçado de influencer de indicação.

Golpe pode ser uma palavra muito forte, eu entendo. Mas, de fato é o que realmente acontece com muitos empresários na internet.

Golpe: estratagema, ardil, trama. “caiu direitinho no g. que lhe prepararam (Sentido figurado – Google Dicionário).

Trabalhar com influenciadores digitais é uma estratégia de marketing digital extremamente complicada, por vários motivos. O primeiro deles é que, assim como muitas ações, medir o retorno do investimento é muito difícil.

Além disso, a maioria dos perfis e canais de criadores de conteúdo nunca chegou a trabalhar com publicidade antes, tornando o processo de pesquisa, orçamento e contratação mais lento e potencialmente mais perigoso (em termos legais, uso de marca, abordagens criativas e negociações sem fundamento).

Outro erro muito comum é pensar que o público do influenciador é o mesmo que o público-alvo da marca anunciada. Profissionais de mídia, aqueles que são responsáveis pela contratação de publicidade em canais de comunicação, geralmente passam horas analisando os perfis de cada audiência antes de tomar qualquer decisão. Cuidado, nem todo mundo é o seu público-alvo! 

Entenda o golpe dos influenciadores de indicação

A abordagem é sempre a mesma, o perfil do criador de conteúdo ou da conta de indicação de empresas envia um direct (mensagem direta) para a empresa com uma proposta tentadora.

“Pode dar bastante engajamento” – engajamento é a palavra do momento nas redes sociais, mesmo que poucos saibam o que ela significa. No marketing digital, engajamento é o envolvimento e interação de usuários. Na prática, o influencer quer te oferecer curtidas.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Outra característica destes perfis é que a proposta comercial (risos) é muito confusa, enquanto uns oferecem o pacote completo (com a produção de fotos, vídeos e outros materiais para publicação), alguns exigem que a empresa faça todo o trabalho.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Imagens cedidas por uma empresa anônima.

Dicas para evitar problemas com influencers

A publicidade é essencial para qualquer negócio, por isso em algumas situações o trabalho com perfis de indicação pode ser muito interessante e trazer o retorno esperado. Por isso, entenda que não estou dizendo para não fazer, mas sim para tomar muito cuidado com estas parcerias.

Para analisar a viabilidade de uma parceria com um perfil de indicação e evitar cair nestes golpes, siga estas dicas:

1. Pesquise sobre o perfil que te ofereceu a parceria

Alguns dados e informações podem revelar muito sobre a pessoa, marca ou perfil de indicação que está te oferecendo a parceria. O número de seguidores é importante, mas não reflete a popularidade e relevância daquela conta, que pode ser medida pelo engajamento.

Existem várias calculadoras de engajamento disponíveis online e você pode utilizar uma gratuitamente. Faça um teste aqui.

A taxa de engajamento é calculada pelo número total de seguidores e a média de interações por post.

A taxa de engajamento é calculada pelo número total de seguidores e a média de interações por post.

Por que o engajamento importa? Simples, quanto maior ele for, mais seguidores comentam e interagem nos seus posts. Não há um número ideal para engajamento, mas, de acordo com Phlanx, existe um padrão para contas de acordo com o número de seguidores.

No exemplo acima vocês descobrem que a minha taxa de engajamento atual é de 3%, ainda um pouco baixa considerando a média de contas com até 5 mil seguidores. Na prática, dos mais de 2 mil seguidores, apenas 70 tem interagido comigo nos últimos dias.

Esta pesquisa pode indicar muitos cenários: existência de contas falsas ou inativas; conteúdo pouco relevante para os seguidores; baixa frequência de publicação; compra de seguidores etc.

Analise a taxa de engajamento do influencer e descubra se aqueles números tentadores de seguidores que ele possui são, de fato, pessoas reais que interagem e valorizam o conteúdo produzido por ele.

2. Peça por referências de trabalhos realizados

A menos que seja o primeiro trabalho de publicidade do perfil de indicação, e você esteja ciente desta aposta, é essencial analisar os trabalhos realizados com outras marcas.

Influenciadores precisam manter um portfolio das parcerias com as empresas sempre atualizado, assim fica fácil de analisar qual é o estilo do conteúdo publicitário e de que maneira ele é inserido no contexto daquele perfil.

Importante: por lei, todo conteúdo publicitário deve ser sinalizado como conteúdo pago. Algumas plataformas já oferecem recursos para indicar que a publicação é patrocinada. Em último caso, peça para que o influencer escreva na legenda/descrição algo como: “conteúdo pago, publieditorial, anúncio, publicidade etc.”.

3. A parceria precisa ser boa para os dois lados

Antes de aceitar a proposta de parceria com um perfil de indicação, responda a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O que a minha marca ganha com isso?
  • Meu público-alvo é o mesmo que o dele?
  • Eu acreditaria no que esta pessoa falaria sobre o meu produto?
  • Faz sentido ele falar sobre a minha marca?
  • Estamos sendo justos nesta troca?

Não posso deixar de comentar a favor destes perfis, pois muitos também recebem diariamente propostas de empresas para trabalhos de divulgação, algumas com condições e ofertas que não fazem sentido ou não parecem aceitáveis para o criador de conteúdo.

Se você é influencer, criador de conteúdo ou curador de um perfil de indicação de produtos, não aceite propostas que não são justas com o seu trabalho.

Fiz este post com a intenção de te ajudar a não se aborrecer, conheço muitos clientes, alunos e amigos empresários que desistiram do marketing digital por uma série de motivos, incluindo parcerias mal feitas com influenciadores.

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