Estratégias para vendedores arrasarem no marketing digital
Como vendedores podem aproveitar ao máximo a internet e mídias sociais para aumentarem as suas vendas e baterem suas metas? Vou te ensinar algumas estratégias que você pode utilizar para arrasar no marketing digital.
A internet é um lugar muito grande e cheio de possibilidades, mas isto você já sabe. Mas se você quiser entender melhor como usar o marketing digital para atrair e conquistar clientes na internet, algumas considerações são importantes.
Há diversas maneiras de trabalhar com a internet a fim de conquistar os seus objetivos de marketing, principalmente se você é um vendedor que está procurando alternativas gratuitas, ou pelo menos mais baratas, para divulgar o produto que você vende.
Pesquisas recentes comprovam que as pessoas usam a internet para pesquisar informações sobre produtos ou serviços, assim como também compram online com muita frequência, veja os dados do We Are Social de Abril de 2020:
81% das pessoas pesquisaram online por um produto ou serviço nos meses anteriores a Abril
90% das pessoas visitaram sites de lojas ou sites de compras online
74% das pessoas compraram um produto online
51% compraram pelo celular
Você, vendedor, está preparado para atrair clientes pela internet? Selecionei algumas das que eu considero as melhores estratégias para vendedores atuarem com marketing digital.
Esta seleção está baseada na minha metodologia de marketing digital, que você pode conferir mais no post do Guia Definitivo de Marketing Digital para Negócios Locais.
Se quiser saber mais sobre o assunto, aqui neste vídeo publicado em meu canal no Youtube, eu falo sobre Presença Digital para empresas.
Por quais motivos a sua empresa deve estar na internet?
- Ser encontrada
- Contar o que faz
- Conversar
- Vender/Converter
- Conversar novamente
Provavelmente o item 4 – Vender/Converter pode ser o motivo mais atrativo para você estar lendo este post. Mas, calma aí.
Meu objetivo aqui não é te dar uma aula de vendas, mas é bem importante que você já tenha em mente que uma venda não acontece do nada, é preciso gerar um relacionamento com o consumidor (mesmo que seja breve)… e a internet e as mídias sociais são perfeitas para isso.
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Caro amigo vendedor, está pronto para continuar? Só continue a ler este post se estiver ciente que as vendas dependem também de você, não só de ferramentas, estratégias e táticas.
1 – Faça com que seus clientes encontrem seus produtos
Uma vez que você possui produtos e serviços para divulgar nas mídias sociais, o primeiro passo é cadastrá-los para que eles possam ser encontrados pelos seus clientes.
18% de todas as pesquisas locais levam a uma venda dentro de um dia. 72% das pessoas que visitam um local físico escolherão um a 8 km do local original.
Seus clientes buscam por seus produtos todos os dias, mesmo que pesquisem pela categoria e não diretamente pelo nome da sua empresa. Como facilitar este trabalho para o cliente e aparecer nos resultados de busca?
Utilize o cadastro de produtos do Google Meu Negócio
Para quem já usa a melhor ferramenta de marketing digital que existe, este processo é muito fácil, basta acessar o painel administrativo da sua empresa e ir até o menu Produtos.
Ainda não criou o seu perfil no Google Meu Negócio? Aqui neste post eu explico tudo sobre como criar sua conta e aparecer no Google.
O Editor de produtos é ideal para empresas individuais de pequeno e médio porte. Todas as categorias de negócios, exceto algumas indústrias, podem usar esse recurso para exibir os itens aos clientes em potencial. O Editor de produtos não afeta o uso dos recursos de Pratos mais pedidos. Fonte: Ajuda do Google Meu Negócio.
Para cadastrar produtos, primeiramente é necessário criar uma categoria de produtos, preenchendo as informações de nome, descrição, foto e preço/faixa de preço. É possível adicionar um botão com um link para fazer pedidos online caso você possua um site ou uma página que descreva mais informações da categoria.
Como os produtos aparecem?
Os produtos que você cadastrar irão aparecer na sua ficha de negócio na busca do Google, junto com as avaliações que sua empresa recebeu e outras informações sobre localização, horário de atendimento e formas de contato.
2 – Encante seus clientes com histórias
Contar o que você faz é o segundo motivo para sua empresa estar na internet. Que vendedor não adora contar uma boa história?
Você sabe que histórias encantam, e não estou falando de contos fantasiosos ou ficção (algumas empresas arriscam narrativas neste estilo quando o posicionamento da marca permite), mas também de relatos pessoais.
O Instagram é uma plataforma perfeita para este tipo de conteúdo. Aqui neste post eu te ensino a contar histórias que vendem.
Prova social: depoimentos que ajudam a convencer
68% das pessoas confiam nas opiniões online de outros consumidores, o que coloca as opiniões online como a terceira fonte mais confiável de informações sobre produtos. (Nielsen)
Quantas vezes você comprou por causa da indicação de algum amigo? E foi uma compra planejada ou foi por impulso?
A prova social é um recurso de marketing que consiste em usar depoimentos, relatos e avaliações de clientes que já conhecem, experimentaram e recomendam o produto como forma de convencer outros clientes. 92% das pessoas confiam mais em recomendações de amigos do que em anúncios (Jay Baer).
Como usar os depoimentos para vender mais?
Há duas táticas interessantes para usar depoimentos como prova social, uma delas é incentivar as avaliações no Google e outra é coletar e publicar conteúdos nas mídias sociais.
a) Google Meu Negócio
Usuários podem avaliar a sua empresa no Google Meu Negócio, aqui neste post da central de suporte há um passo-a-passo para você criar um link para os clientes escreverem comentários. Incentive clientes fieis e que já tem um relacionamento mais próximo com sua empresa deixem as avaliações.
Importante: o Google não permite que você ofereça algo em troca (desconto, brinde, prêmios) de uma avaliação.
b) Mídias Sociais
- Facebook: incentive os comentários e avaliações na área de Recomendações da sua página no Facebook. Crie grupos de clientes e apoiadores, que aceitem fazer parte de sua comunidade para contribuir com ideias novas, sugestões e até mesmo aumentar o engajamento das suas publicações;
- Instagram: use o conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content) para fortalecer a sua estratégia de conteúdo. É possível compartilhar publicações marcadas nos Stories, encontrar posts com marcação de local e fortalecer o engajamento;
- WhatsApp: crie mensagens padronizadas para enviar para seus clientes pelo WhatsApp para pedir avaliações ou sugestões sobre o seu produto. Um print nas respostas (evite mostrar a foto de perfil e o número do contato se ele não estiver salvo no celular).
3 – Converse com seus clientes
O relacionamento com clientes é essencial no processo de vendas, como você já sabe. Existem diversas plataformas e ferramentas de comunicação que podem te ajudar neste processo, dependendo do canal onde iniciar este primeiro contato.
Fique de olho e responda comentários
Um usuário comum do Facebook reage em cerca de 13 postagens por mês. Pesquisas informam que uma pessoa faz cinco comentários e compartilha uma postagem por mês.
Pode parecer pouco para você, mas estas estatísticas se referem a médias globais, e tem muita gente que só usa o Facebook como observador, sem reagir ou comentar a nenhuma das publicações.
Como vendedor, nota-se a importância da publicação de conteúdo atraente que incentive o engajamento e, principalmente, comentários.
Já que são considerados menos frequentes que curtidas/reações, os comentários são elementos que ajudam a classificar um post de qualidade. Comentários muitas vezes geram discussões e conversas, e isso é ótimo para aumentar o alcance das publicações.
Responda comentários para iniciar conversas com seus clientes, mesmo que aquele usuário tenha apenas marcado um amigo para ver a sua publicação. As pessoas se sentem ‘notadas’ e certamente irão responder a sua interação.
4 – Caminhos para venda
Vender na internet nem sempre quer dizer vender de verdade. A transação comercial, quando efetivamente geramos uma venda, para muitos negócios locais ainda é realizada na própria loja ou apenas quando recebemos o entregador em casa e fazemos o pagamento em dinheiro ou cartão, por exemplo.
Há empresas que já estão utilizando tecnologias para vender online e receber a confirmação de venda na mesma hora, é o que acontece na maioria dos aplicativos como o iFood (quando o usuário paga online pelo cartão de crédito ou débito) ou nos já conhecidos sites de comércio eletrônico.
Se você, vendedor, está usando as mídias sociais como um canal de divulgação dos produtos que vende e direciona o cliente para finalizar a transação comercial em algum outro modo, você precisa analisar os caminhos que te levam para a venda.
Também chamados de conversões, estes caminhos podem ser:
- Mensagens recebidas e conversas iniciadas com clientes no WhatsApp, Facebook, Instagram, site ou qualquer outra plataforma de relacionamento;
- Emails recebidos por contatos vindos de seu site ou plataformas que você divulga o seu produto (Olx, Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e outros);
- Comentários solicitando mais informações;
- Ligações recebidas por pessoas que viram suas publicações nas mídias sociais;
- Pesquisas no ato da compra como: “onde você viu nossa marca?”
5 – Monitore o que falam sobre a sua marca
E por último, que tal começar a monitorar as mídias sociais para descobrir o que falam sobre a sua empresa, seus produtos e até mesmo sobre você?
A estratégia de monitoramento era muito valorizada e aplicada por diversas empresas quando o marketing digital começou a ser aplicado em massa.
Hoje, tenho a impressão que os vendedores estão muito focados em vender, vender e vender sem ao menos saber se as pessoas estão gostando ou não do produto.
Grandes marcas investem muito em plataformas e softwares de monitoramento de mídias sociais para captar menções e publicações de pessoas que citam a empresa, direta ou indiretamente, para então aplicar estratégias de relacionamento. Mas não quer dizer que é algo que só as grandes possam fazer.
Pequenas e médias empresas podem estar sendo comentadas nas mídias sociais, de modo positivo, neutro ou negativo.
Como monitorar minha empresa na internet?
- Faça uma busca no Twitter
- Crie uma conta para sua empresa ou acesse com um perfil pessoal este link. A Busca Avançada do Twitter permite que você encontre publicações de pessoas na rede que citaram a sua marca.
- Adicione um termo de busca na área Palavras, pode começar buscando pelo nome da sua empresa.
- Se o nome da sua empresa também for igual a outras empresas em outras cidades, utilize o filtro de busca por Localização: perto de você.
- Busque pela localização da sua empresa no Instagram:
- Pelo aplicativo do Instagram, use o recurso de busca escrevendo o nome da sua empresa na área Local. A plataforma irá mostrar todas as publicações de usuários que marcaram a localização da sua empresa
- Busque pelo nome da sua empresa com #hashtags. Algumas pessoas podem não ter marcado a sua empresa ou a localização, mas sim terem usado uma tag com o nome.
- Faça testes e repita os passos acima buscando por nomes de produtos, categoria e até mesmo o seu!
- Cadastre um Alerta do Google para monitorar o que sites e perfis de mídias sociais registram sobre a sua marca.
- Para cadastrar uma alerta e receber por email toda vez que o Google registrar uma menção, clique aqui.
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Espero que você tenha gostado destas estratégias para vendedores arrasarem no marketing digital. Talvez você também goste destes outros conteúdos sugeridos para complementar sua leitura:
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