Conselhos que todo Social Media deveria receber no começo da carreira

Analistas de Mídias Sociais, também conhecidos como os “Social Media”, são profissionais muito importantes na área do marketing digital, mas a maioria deles não sabe disso.

Comecei a minha carreira na área do marketing em novembro de 2010 em um estágio no departamento de criação de uma concessionária, naquela época nós ainda usávamos o Orkut, nosso smartphone tinha teclas e a profissão de design e criação era uma das mais desejadas.

Eu havia criado a minha conta do Facebook no mês de agosto daquele ano e, como um efeito manada, todos os meus amigos do Orkut decidiram criar suas contas naquele site e fomos ficando por lá. Logo depois de ser contratado para adaptar e criar peças de mídia impressa, cartões de visita, crachás e demais projetos gráficos para a concessionária, na metade de 2011 eu já estava mudando os meus planos.

Como eu sempre tive facilidade com essas coisas de internet, já diziam os mais velhos, não demorou muito para que eu fosse o “responsável por cuidar da página do Facebook da empresa”. Até conta no Twitter eu criei, para monitorar comentários e outras menções da marca.

Bom, mas quem disse que eu deixei de fazer as outras obrigações de design? Pois é, eu teria que me virar nos trinta.

Logo em seguida surgiu o recurso de anúncios no Facebook. Eu não tinha ideia de como usar a plataforma, fui seguindo tutoriais, traduzindo as informações em inglês tentando entender tudo… até que saíram os primeiros anúncios e, de algum jeito, eu teria que aprender a mostrar os resultados, converter o dólar (que na época custava menos de 2 reais), montar planilhas e torcer para que os diretores da empresa compreendessem o que tudo aquilo queria dizer.

Para resumir o que aconteceu de lá até hoje: saí da concessionária e fiz estágio em uma agência, saí da agência para ser contratado por outro agência (achando que eu faria uma coisa, mas no fim era outra) e em 2015 decidi largar tudo e trabalhar apenas na área da educação.

Muita coisa poderia ter sido diferente? Sim.

Eu poderia ser mais ou menos feliz hoje? Não sei.

Os conselhos e dicas que você irá ler agora fariam a diferença neste processo para mim? Com certeza.

Conselhos para Social Media que eu mesmo gostaria de ter recebido

1 – Defina bem o seu ramo de atuação dentro da área

Uma das coisas mais comuns que acontecem na área do marketing digital é acumular funções, assim como em qualquer outra área da comunicação, infelizmente.

Eu já fui social media, mas ao mesmo tempo eu era designer, planejador, programador, analista de relacionamento, criador de email marketing… e é aquela história, não dá pra ser bom em tudo.

Quer trabalhar como social media? Comece procurando por vagas em agências, ou outras empresas, que também tenham bem definida a função que você irá desempenhar.

Pode ser difícil inicialmente, até porque o mercado mesmo está longe de ter essa educação que nós desejamos.

Quando você se posiciona como um profissional de alguma área, além de garantir que você se desenvolva melhor, faz com que as pessoas acabem te procurando para demandas ou projetos específicos.

2 – Busque referências e mantenha uma rotina de estudos 

Referências estéticas, culturais ou históricas nos ajudam a ter ideias e desenvolver projetos criativos, um dos maiores desafios do profissional de mídias sociais.

Pode ser que você seja um amante de séries e filmes, mas que tal encarar uma leitura de algum livro ou fazer uma visita virtual a algum museu?

Manter uma rotina de estudos, mesmo que você já possua graduação ou especialização, também nos ajuda a desenvolver um excelente trabalho de marketing digital.

Se você é da área do marketing digital, considere estudar mais sobre:

  • Matemática, análise de dados e estatística
  • Comportamento do consumidor e psicologia
  • Artes visuais e estética
  • Storytelling
  • Português…

3 – O cliente não entende a sua língua, traduza

Nós, como bons publicitários, adoramos termos estrangeiros. Briefing, deadline, budget, Ads… mas não estou falando apenas de idioma.

O marketing digital está cheio de palavras e outros termos que são realmente complicados de entender se você está lendo pela primeira vez. A maioria das métricas, principalmente as de mídias sociais, são um pouco confusas e nossos clientes podem não fazer ideia do que você está falando.

Se nós mesmos já demoramos para entender a diferença de alcance e impressões, imagina o cliente que ao se deparar com o relatório super elaborado que você entregou para ele em PDF.

Olha só, por experiência própria com vários clientes, alguns vão fingir que entenderam e outros vão acabar passando um bom tempo te perguntando o que significa cada uma das palavras.

Quando você utiliza uma linguagem clara, com dados e outras informações escritas e detalhadas de maneira fácil de entender, até mesmo com alguns termos mais populares, o cliente se sente mais confiante. 

4 – Planeje, anote, escreva e tenha tudo organizado

Nossa profissão não veio com um manual. Quase sempre, precisamos usar a nossa criatividade para conseguir resolver problemas ou desenvolver algum projeto. O lado bom é que temos muita liberdade em alguns aspectos, mas quando não temos ideia do que fazer, o negócio complica.

Ser social media requer que você tenha sempre ao seu lado um papel, caneta, planilha, software ou qualquer ferramenta de organização. Eu, por exemplo, se não anotar ou marcar em algum lugar alguma tarefa que devo fazer, as chances de eu esquecer são gigantescas. E você, como é?

Em alguns momentos, planilhas e outros modelos de planejamento são uma mão na roda para quem trabalha com mídias sociais e produção de conteúdo para empresas.

Pensando nisso, desenvolvi ao longo de todos os anos trabalhando com mídias sociais, alguns materiais que me ajudaram neste processo e resolvi compartilhar com você.

Você pode fazer o download gratuito do meu Kit de Planejamento de Conteúdo, onde disponibilizo um modelo de briefing para mídias sociais e um canvas de plano de conteúdo. De bônus, um link de acesso para uma aula sobre criação de conteúdo para Facebook e Instagram.

Kit de Planejamento de Conteúdo para Negócios Locais

Gostou do conteúdo? Olha só o que eu também escrevi:

• Como contar histórias que vendem no Instagram

• 3 aplicativos essenciais para marketing de negócios locais

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