5 erros comuns que pequenos negócios cometem ao entrar na internet

Criar perfis nas mídias sociais e usar as plataformas de marketing digital mais comuns é um processo relativamente fácil. Mas você sabia que muitos proprietários de pequenos negócios cometem muitos erros ao entrar na internet?

Eu trabalho com marketing digital desde 2011 e desde o começo até hoje dedico dias estudando novas técnicas e analisando pequenos detalhes que fazem a diferença para negócios locais.

Alguns erros são muito comuns e a maioria deles passam despercebidos pelos proprietários de pequenos negócios que usam a internet para promover e divulgar produtos, serviços e demandas específicas.

Importante: não se culpe por ter cometido alguns destes erros, todos eles são fáceis de serem resolvidos, ok?

Então, vamos a lista dos erros mais comuns de empresas que atuam na internet, começando pelos básicos:

1. Não preencher as informações básicas da empresa no Google e mídias sociais

Mantenha as fichas de informações da sua empresa atualizadas

Mantenha as fichas de informações da sua empresa atualizadas

Preencha (e mantenha atualizadas) as informações de localização, contato, horário de atendimento, categoria, produtos ofertados, entre outros. Este é um deslize que pode atrapalhar muito, entenda porque:

Imagine que algum cliente tenha visto o seu produto nas mídias sociais e demonstrou interesse pela compra, verificou o endereço informado no perfil e saiu de casa para comprar. Chegando lá, descobriu que sua empresa havia mudado de endereço para o outro lado da cidade.

Este é um exemplo simples e que pode acontecer por falta de atenção, mesmo. Ainda podemos citar os casos de empresas que não informam ao menos o endereço, deixando o cliente na dúvida. É melhor facilitar, não é mesmo?

Você pode preencher as informações e cadastrar a sua empresa gratuitamente no Google usando a ferramenta Google Meu Negócio. Aqui neste link eu dou uma aula incrível sobre este assunto, de graça para você.

2. Ignorar comentários e avaliações

Pequenas empresas dependem do marketing boca-a-boca para crescer, ou seja, de indicações. No cenário ideal, você quer que as pessoas conheçam a sua empresa, confiem e pensem nela sempre que precisarem do que ela oferece.

Obviamente muitos elementos fazem parte da avaliação de uma empresa, como o atendimento ao cliente e a qualidade do produto, mas é de fato a reputação da sua empresa que irá ser fator de decisão nos negócios.

82% dos consumidores leem comentários e avaliações online para empresas locais (BrightLocal)

É muito importante ficar de olho nas avaliações, onde quer que elas sejam feitas. Se você usa o Google Meu Negócio, por exemplo, pessoas podem deixar avaliações e dar notas para sua empresa dentro da sua ficha no Google. Nas mídias sociais, como o Facebook, há também o recurso de recomendação.

Fique de olho nas avaliações e comentários sobre a sua empresa

Fique de olho nas avaliações e comentários sobre a sua empresa

O que fazer com uma avaliação?

  1. Positiva demais: agradecer e pedir recomendações;
  2. Positiva: agradecer;
  3. Neutra: como podemos melhorar?;
  4. Negativa: pedir desculpas e como podemos melhorar?;
  5. Negativa demais: pedir desculpas e resolver de modo privado;
  6. Abusivamente negativa: palavrões, spam ou abuso? Toda plataforma permite reportar comentários e avaliações que violem padrões e regras.

3. Fazer só propaganda

Toda empresa precisa vender, é questão de sobrevivência. Mas isso não significa que você deva apenas focar em ofertas, promoções ou qualquer outro tipo de propaganda nas mídias sociais.

A internet é ótima para alcançar muitas pessoas, mas não as sufoque com muitas propagandas

A internet é ótima para alcançar muitas pessoas, mas não as sufoque com muitas propagandas

Seja sincero com você mesmo, por quais motivos você usa as mídias sociais de modo pessoal? Se a resposta for: “para ver propaganda” aí você estará me enganando.

Em momentos de pandemia de COVID-19, alguns dados tornaram-se relevantes. Mais de 76% das pessoas ​​dizem que passaram mais tempo usando seus smartphones nas últimas semanas em comparação com seus comportamentos anteriores a pandemia.

Uma das tendências mais claras nas últimas semanas foi um aumento do uso das mídias sociais para socialização, seja com a família, amigos ou parceiros de trabalho.

Com tantas pessoas convivendo com medidas de isolamento social ou com um bloqueio completo, as plataformas digitais se tornam cada vez mais a nossa única oportunidade de se comunicar com o mundo exterior.

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Estamos nas mídias sociais para nos entreter, passar um tempo, conversar com amigos… mas sim, também estamos lá para conhecer novas marcas e nos interessarmos por produtos ou serviços, mas como uma consequência.

Quer descobrir como criar conteúdo legal para pequenos negócios locais nas mídias sociais? Tenho uma aula online gratuita para você assistir agora mesmo.

Estes são os três erros que eu considero os mais comuns e que podem impactar significativamente o desempenho de uma empresa, atrapalhar experiências de compra de usuários ou até mesmo evitar que você aproveite oportunidades interessantes.

Continuando a lista, aqui vão alguns outros pequenos deslizes que pequenas empresas e outro negócios locais devem evitar:

4. Forçar a barra nas mídias sociais

“Evite a fadiga”, como diria o personagem Jaiminho, do seriado Chaves.

Há muitas listas de conteúdos como este que você está lendo agora, que orientam e ajudam profissionais de marketing digital, empresários e até mesmo acadêmicos a criarem conteúdos.

Não se sinta pressionado em criar conteúdo ou outras atividades, vá com calma

Não se sinta pressionado em criar conteúdo ou outras atividades, vá com calma

Eu mesmo já fui fã de fórmulas e estratégias prontas para copiar e aplicar, e algumas vezes elas até funcionavam. O que os criadores destas técnicas não sabem é que há muitos elementos que podem otimizar ou atrasar a entrega dos resultados, por exemplo:

  • Eu não sei quem é o seu público-alvo, como posso te passar uma técnica efetiva de comunicação sem saber quem é sua audiência?
  • Eu não sei quanto tempo você tem disponível para criar conteúdo, como posso te passar uma técnica que estipula um mínimo de publicações a serem feitas?
  • Eu não sei quanto você tem de orçamento, como posso te orientar a investir valor X por dia?

Por isso, caro leitor, não force a barra. Marketing digital não é receita de sucesso. Siga as minhas orientações, junte com as do seu autor favorito, analise o que diz o seu amigo que já fez tal ação, faça testes pequenos e invista o mínimo possível antes de se sentir confortável para avançar.

5. Não estudar sobre marketing digital

Puxando o gancho com o tópico anterior, gostaria de enfatizar a importância do estudo de marketing digital.

Sem querer ofender, mas eu não estou falando de estudar exclusivamente as famosas “Fórmulas“, mas sim de abrir a mente para alguns assuntos mais antigos:

  • Estude sobre o seu negócio, o tempo todo. Você não precisa ser expert, mas a autoridade é algo muito valorizado pelo consumidor e mostrar que você domina, ou pelo menos entende o básico, é essencial.
  • Estude sobre comunicação, publicidade e persuasão. Marketing não é apenas propaganda, mas também é entender as necessidades do seu cliente e transformá-las em soluções.
  • Estude sobre outros assuntos que complementem a sua área de negócio. Eu mesmo, por exemplo, tenho estudado sobre storytelling e até mesmo inteligência artificial.

E VAMOS DE BÔNUS?

Bom, aqui vai uma informação que talvez você não estivesse esperando, mas humildemente eu consideraria um erro você…

6. Perder a chance de fazer o curso Minha Empresa na Internet

Quem é dono de um negócio local e já tentou aprender marketing digital sozinho com certeza viu que há muita informação disponível e muitas vezes não sabe nem por onde começar.

O curso Minha Empresa na Internet é essencial para quem quer aprender tudo sobre marketing digital para negócios locais. Desenvolvi este curso pensando em você que leu este post todo até o final. 

E se você leu tudo mesmo, terá acesso a um bônus incrível: o ebook Estamos Aqui: Como Divulgar Empresas Físicas na Internet. Totalmente gratuito, basta preencher o formulário abaixo.

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