Presença Digital: Porque a sua Empresa deve estar na Internet


Entenda o que é presença digital e por quais razões a sua empresa precisa estar na internet.

Eu sempre inicio minhas palestras de marketing digital para empresários com uma simples pergunta: Você sabe por que a sua empresa deve estar na internet?  

Faço esta pergunta pois gosto de saber qual é a ideia dos empresários sobre a importância de um negócio físico, seja uma empresa ou qualquer outro tipo de organização, estar presente na internet.

Parece clichê dizer que é importante, mas geralmente quem acredita nisso não conhece os principais benefícios de uma empresa possuir uma forte presença digital.  É aí que entra aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”.

Uma empresa que não está inserida na Internet possui menores chances de ser vista por grande parte do público que não vive sem estar conectado. E isso é fato!

Eu gosto de citar o conceito de Martha Gabriel, do livro Marketing na Era Digital, que nos diz que a presença digital ocorre por meio de conteúdos digitais que representam algo. Qualquer representação, imagem, post ou conteúdo sobre a sua marca na Internet é Presença Digital. A autora complementa o conceito com uma analogia com o mundo físico, onde uma empresa sem presença digital é como uma empresa sem endereço, sem telefone, sem marca… e isso não é bom, não é?

Depois de fazer com que os empresários nas minhas palestras tentassem encontrar respostas para algo que já está claro, respondo com cinco tópicos que justificam a importância da presença digital.

Então, por que a sua empresa deve estar na Internet?

1 – Para ser encontrada

Sua empresa precisa ser encontrada por todos que procuram por ela ou pelo o que ela oferece! As pessoas procuram por seu produto ou serviço todos os dias, e você deve estar lá para ser encontrado.

Comece com um site simples, crie sua página no Facebook, monte um blog corporativo ou adicione o endereço no Google Maps. São soluções simples e eficazes.

Não se esqueça, além de ser encontrada no ambiente online, sua empresa precisa ser encontrada no ambiente físico, por isso complete todas as suas informações de endereço, telefone e horário de atendimento, seus futuros clientes agradecem!

2 – Para contar o que faz

Sabemos que a Livrarias Curitiba é uma livraria pois a informação já está no nome da empresa. Mas não são todas as marcas que deixam claro o que fazem ou qual é a categoria da empresa, por isso é importante você contar isso na internet.

As redes sociais pensaram nisso na hora de criar plataformas específicas para empresas e marcas, é fácil adicionar a descrição da empresa e os produtos e serviços oferecidos em uma página no Facebook, por exemplo.

Crie uma conta no Instagram, não existe jeito mais divertido e criativo de se contar histórias visualmente, seja por fotos ou vídeos. Não foque em campanhas comerciais, encontre maneiras de vender apenas falando sobre você e como seus clientes já foram beneficiados com seus produtos.

3 – Conversar

Seus clientes são pessoas, e pessoas adoram conversar! É essa a função da internet, conectar pessoas. Elas estão lá para isso, e esteja pronto para responder de maneira educada e inteligente.

Depois de encontrar a sua empresa, alguém que busca pelo seu produto quer saber mais (ou tudo) sobre ele. Converse com seus clientes para tirar dúvidas, sugerir novos produtos e indicar modos de uso. As pessoas adoram quando empresas dão atenção!

4 – Vender

Agora sim, chegamos onde você queria! A venda efetiva só acontece depois que os clientes buscaram sobre seu produto ou serviço, encontraram a sua empresa na Internet e conversaram com ela. A venda pode ocorrer tanto online (lojas virtuais) quanto nas lojas físicas (pessoas que encontram o endereço da empresa na internet.

Muito importante: depois de inserir sua empresa na Internet esteja preparado para um aumento nas vendas! Essa dica é para empresas pequenas que estão começando agora e não possuem equipe, equipamentos, matéria prima e até mesmo tempo para atender pedidos em grande escala.

5 – Conversar de novo

Sim, depois de vender a conversa nunca termina. Seus clientes podem voltar na sua empresa, pesquisar sobre você na Internet, indicar seus produtos para amigos, avaliar a sua empresa nas redes sociais e até mesmo falar mal dela.

É de grande importância que você esteja preparado para atender seu cliente insatisfeito, responder comentários indesejados nas redes sociais, tirar dúvidas sobre os seus produtos depois que a venda foi realizada, dar suporte aos clientes de produtos defeituosos etc. Isso já acontece com empresas que só atuam no ambiente físico, mas a repercussão de um problema com a sua empresa na internet é gigante.


E então, consegui te convencer sobre a importância da sua empresa estar na Internet? Vou ficar muito feliz se você responder que sim, quero te ajudar a construir a sua presença digital.

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