Dicas de Segurança nas Redes Sociais

Dicas de Segurança nas Redes Sociais

Falar de segurança nas redes sociais é tratar de um assunto polêmico, mas também de muita importância. De certa forma, tudo o que compartilhamos na internet é público e nada pode ser apagado permanentemente. Além dos cuidados com nossa privacidade, precisamos conhecer algumas maneiras de proteger nossa vida profissional, carreira e até mesmo nossa família.

Fui convidado para participar do Programa Destaque no SBT para dar algumas dicas importantes sobre segurança nas redes sociais, para isso eu preparei um material bem legal e gostaria de compartilhar com vocês.

Dicas de segurança nas redes sociais

Cuidados com senhas

Use senhas longas, com caracteres diferentes e números. Não utilize dados pessoais como datas de nascimento ou nomes da família. Tenha sempre mais de uma senha para diferentes redes sociais, pois caso alguém descubra a de uma, não saberá a de outra. Crie um email de recuperação caso esqueça da senha, muita gente ignora essa dica.

Proteja o seu perfil

Habilite as notificações de login em cada rede social, assim você será avisado por email ou por outro modo a cada vez que fizer login (caso receba uma notificação que não reconheça o login, saberá que não foi você). Cuidado com as perguntas de segurança, insira apenas respostas que você saiba e evite perguntas bobas como “qual o nome da sua avó” ou “quem foi sua primeira professora”.

Tem dúvidas de se foi você mesmo que curtiu aquela página ou compartilhou algum link? Verifique o registro de atividades para acompanhar todas as suas ações dentro do Facebook, fica tudo lá anotadinho! Uma outra dica importante é bloquear ou denunciar solicitações de amizade de perfis suspeitos (evite os que tem poucos amigos em comum, pessoas “bonitas demais” – pode ser fake – e amigos distantes).

Locais de acesso

Dicas importantes para quem utiliza as redes sociais no celular. Tome muito cuidado com as redes Wi-fi gratuitas, ou as que pedem um ‘cadastro’ prévio para acessar, se você não confia, gasta o 4G mesmo!

Vai acessar o seu perfil no celular ou no computador de um amigo? Lembre-se de desconectar a sua conta e apagar o histórico de acesso, vai que o seu amigo não é tão amigo assim? Mantenha também seus aplicativos atualizados, todas as redes quando encontram falhas no sistema, disponibilizam uma nova versão para download, mais segura e até mesmo mais rápida.

Cliques em links perigosos

Sabe aquela receita milagrosa para emagrecer? Ou aquela dica infalível para alguma doença específica? Tenho certeza que você já viu muitas coisas assim por aí, não é? Cuidado com estes caça-cliques, são links perigosos que podem roubar seus dados, instalar aplicativos sem sua permissão e até mesmo “detonar” o seu celular. Melhor confiar no bom senso, não é?

Proteja sua privacidade

Compartilhe somente o que você achar necessário e para quem você acha que precisa ver aquilo. Use as opções de privacidade de cada postagem, selecione se o post será publico, para amigos ou família. Assim você evita muitos problemas, não acha?

Não acredite em tudo o que lê e evite sair compartilhando tudo o que vê pela frente, informações são valiosas e podem comprometer sua imagem pessoal e profissional.

Proteja seus filhos

Um assunto bem delicado: fotos e vídeos dos filhos. Você pode escolher se suas publicações serão apenas para amigos ou família, assim você restringe o alcance das fotos e evita que pessoas desconhecidas e de má índole possam ter acesso.

Uma dica importante é respeitar o limite de idade para criar um perfil em redes sociais. O Facebook permite que apenas pessoas acima de 13 anos criem uma conta, mas é claro que há muitas crianças, pais e mães que burlam este limite. Oriente seus filhos, tanto crianças como adolescentes para usar bem e com segurança as redes sociais.

Check-in e localização

Todos precisam saber onde você está? Este é um cuidado especial que precisa ser tomado nas redes sociais para utilização com segurança. O check-in é aquela publicação onde você conta pra todos os seus amigos onde você está: no cinema, na lanchonete, no bar… mas cuidado: nunca em casa!

Você não quer que pessoas desconhecidas saibam onde você mora, quer? É muito comum ver publicações por aí dizendo “na casa de fulano” ou “apartamento de fulano”. Assim como divulgar planos de viagem, fazer check-in em locais pouco movimentados também podem atrair olhares de pessoas com más intenções.

Respeite a privacidade de amigos

Não marque seus amigos em fotos ou publicações sem a autorização deles, eles podem acabar não gostando nada! (principalmente nas fotos um pouco “zoadas”). Evite falar sobre hábitos e rotinas de outras pessoas nas redes sociais, ou fazer postagens nos murais sobre assuntos um pouco mais íntimos. Privacidade também é segurança nas redes sociais.

Proteja sua vida profissional

Para finalizar, um assunto muito importante. Em tempos de crise, ninguém quer acabar machando a imagem profissional por causa de alguns posts nas redes sociais, não é mesmo? Lembre-se que seus colegas e chefes também acessas as redes e muitos ficam de olho em você prontos para aproveitar qualquer deslize seu. Evite expor opiniões contrárias a da empresa onde você trabalha, além de causar constrangimento dependendo do assunto, você pode perder seu emprego! Problemão, hein!

Espero que você tenha gostado das minhas dicas de segurança nas redes sociais. Compartilhe este post para seus amigos e acompanhe o meu blog para sempre ficar antenado nos assuntos de internet, marketing e redes sociais.

Um grande abraço!

Tags

Deixe um comentário

Your email address will not be published.