Site ou Aplicativo: como escolher qual é o melhor para sua empresa

Site ou aplicativo, qual é o melhor para a sua empresa?

Uma das dúvidas mais comuns entre os empresários que estão se aventurando no mundo digital é a respeito de aplicativos. Será que toda a empresa precisa desenvolver um aplicativo?

Os aplicativos hoje já são uma das principais maneiras de acesso à internet entre os usuários do mundo todo e possivelmente seus potenciais clientes já possuem um smartphone.

Antes de tudo você precisa ter em mente a importância de uma estratégia de posicionamento digital bem definida antes de criar outras táticas de marketing digital.

90% das pessoas entre 16-34 anos, os chamados Millennials, utilizam a internet todos os dias. E o que eles fazem? Pesquisam online, acessam redes sociais, assistem vídeos.

Destes usuários, 75% usam os smartphones para acessar a internet e consumir conteúdos relevantes.

Já em 2015, o número de acessos à internet através de aparelhos celulares e tablets ultrapassou os acessos dos usuários via desktop (computadores de mesa ou notebooks).

E aqui no Brasil, uma pesquisa do Google apresentou alguns dados sobre o consumo de internet entre os brasileiros. 67% da população utilizam smartphones para acessar a internet.

Experiência Mobile

Você precisa criar experiências interessantes para seus clientes se deseja que eles interajam com a sua empresa através dos smartphones.

Então, antes de você pensar na possibilidade de criar um aplicativo para a sua empresa e disponibilizar para download, pense antes na UTILIDADE deste app.

Uma experiência mobile completa é sempre relacionada a objetivos e motivações de uso de algum aplicativo ou website. Veja bem, quais são os aplicativos que você mais utiliza hoje em dia?

Os aplicativos mais populares entre os brasileiros são o Facebook, WhatsApp e Instagram – e a maioria dos usuários utiliza para uso pessoal, ou seja, conversar com amigos e família, navegar entre o feed de publicações de outros amigos, descobrir novos conteúdos… seu aplicativo teria uma funcionalidade interessante?

É muito difícil que você conseguir convencer alguma pessoa à baixar algum aplicativo sem que ela veja alguma utilidade nele.

Calma, não é problema nenhum você querer criar um aplicativo para sua empresa. Afinal, vamos de acordo com as tendências da nossa sociedade. Se estamos todos conectados e utilizando diversos apps, o ideal é que as nossas empresas estejam por lá para que nossos clientes nos encontrem, não é?

Quando eu devo criar um aplicativo?

Já falei sobre este assunto ali em cima, mas para reforçar: quando o aplicativo tiver alguma utilidade. 

Os apps de bancos hoje em dia oferecem benefícios e recursos que facilitam a vida de seus clientes: saques sem cartão, retirada de senhas, leitores de código de barras para pagamentos online, entre outros.

Neste caso, alguns recursos também estão disponíveis nos sites dos próprios bancos pelos sistemas de internet banking. Mas nem sempre temos à nossa disposição um computador para realizar algumas tarefas e pelos navegadores dos celulares às vezes não é muito seguro.

A sua empresa já possui um site? Então talvez você nem precise de um aplicativo.

É muito comum que algumas empresas criem aplicativos que são praticamente a mesma coisa que o site da empresa. Ok, eles geralmente são muito úteis quando se fala de organização de conteúdo sobre a empresa, mas onde estão as funcionalidades extra?

Não adianta você investir dinheiro em uma cópia desnecessária do seu site. Se as pessoas podem acessar através de um navegador para encontrar o conteúdo, por quais motivos elas baixariam um aplicativo para a mesma finalidade?

O seu aplicativo deve ajudar o seu cliente a resolver algum problema que para ele é um motivador de compra.

EU USARIA ESTE APLICATIVO? – esta é a pergunta que você deveria fazer a si mesmo antes de decidir se vai criar um para sua empresa.

O processo de criação de apps geralmente não é tão simples quanto parece. Envolve custos com desenvolvimento, manutenção e disponibilização que podem sair fora do seu orçamento?

Talvez um site otimizado para celular, que são aqueles que se adaptam à qualquer tela de celular, tablet ou computador, podem ser muito mais úteis para seu cliente do que um aplicativo. Hoje muitos desenvolvedores de site já trabalham com otimização, pesquise quais são os profissionais que podem ajudar você neste processo.

Um site, na maioria das vezes, é a melhor opção para você criar a sua presença digital.

APP PRÓPRIO X TERCEIROS

Você decidiu que quer trabalhar com aplicativos, definiu os objetivos principais e quais serão as estratégias que você irá aplicar. E agora, crio o meu próprio app ou participo de algum app de terceiros?

Estes aplicativos de terceiros são aqueles já famosos que funcionam como marketplace, agregam várias empresas e possibilitam que você use a própria plataforma para realizar negócios.

Por exemplo, o iFood, que é um aplicativo que reúne milhares de restaurantes no Brasil todo que trabalham com a estratégia de delivery. Será que vale a pena você criar um app só para que as pessoas façam pedidos no seu restaurante, sem nenhum benefício a mais?

Lembre do seu objetivo: se por acaso você encontrar algum aplicativo que já é famoso e pode te ajudar a promover a sua empresa e realizar as ações que você definiu, talvez seja uma boa ideia participar dele!

Seja qual for a sua estratégia de marketing digital, criar um aplicativo ou desenvolver um site otimizado, o mais importante é você ter em mente os seus principais objetivos e como você vai medir os resultados das suas ações.


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